Estudos e Entrevistas

Médica estudiosa dos benefícios da soja na menopausa conta sua experiência pessoal e clínica 6 positiva à base do grão.

Há dez anos estudando os benefícios da soja para a saúde humana, a renomada médica nutróloga Jane Corona conta porque é totalmente a favor do grão no combate aos males físicos causados pela menopausa. 

Ela é precursora na luta pela introdução da soja na dieta das mulheres brasileiras, autora dos livros Menopausa Natural, Fadiga Crônica e do livro Saboreando Mudanças, que traz dicas interessantes de pratos à base de soja.

Há quantos anos você estuda o benefício da soja para a saúde da mulher?

Meu interesse pela Terapia de Reposição Hormonal com os compostos da soja começou em 1996, quando senti a necessidade de fazer um tratamento seguro para os sintomas da menopausa, uma vez que eu não podia tomar outra medicação, porque eu tive câncer de mama.

Você foi uma das médicas precursoras na introdução dos suplementos alimentares de soja na TRH. O que mudou em relação ao tema nos últimos 10 anos? Como chegou aos resultados positivos do gérmen de soja na menopausa?

Há dez anos poucos médicos conheciam esse tipo de tratamento e eu havia tomado conhecimento desta terapia natural num congresso de nutrição, nos Estados Unidos. Iniciei o tratamento e os sintomas, principalmente os calores e a insônia, desapareceram. A partir desse momento, resolvi estudar e pesquisar essas substâncias. No início foi difícil, mas encontrei grandes aliados entre os ginecologistas do Rio de Janeiro. Passei a fazer palestras em Congressos e Simpósios de ginecologia, a dar aulas para um grupo de ginecologistas que se interessavam pelo assunto e todos me informavam que o tratamento era eficaz.
 
Por favor, explique cientificamente porque a soja é eficaz no combate aos sintomas da TRH?

Os compostos ativos da isoflavona substância extraída do gérmen de soja - são a genisteína e a daidzeína. A genisteína tem uma estrutura química semelhante ao estrogênio (hormônio fabricado pelos ovários) que ajuda a modular os receptores de estrogênio do cérebro, ossos e vasos sanguíneos. 

A dieta ocidental proporciona 5mg desses compostos que são também encontrados em outras leguminosas. A dieta oriental, onde a soja é um alimento predominante oferece mais de 45mg por dia de isoflavona e, por este motivo, o índice de câncer de mama entre elas é baixo e os sintomas da menopausa não são intensos.
 
Sua luta pela introdução dos suplementos alimentares de soja se confunde com a sua história pessoal. Você ainda toma a soja?

Até hoje uso a soja como único medicamento, porque tive câncer nas duas mamas, fiz duas mastectomias e um tratamento longo com quimioterápicos. Não posso usar outra medicação e não tenho nenhum sintoma. O benefício da soja é quase imediato e melhora muito a qualidade de vida das mulheres que, como eu, não podem usar outra medicação. Uma onda de calor dura em média 5 à 10 minutos, imagina ter esse desconforto duas vezes a cada hora. Quando esqueço ou fico sem usar 2 dias, começo a sentir essas ondas de calor, porque a isoflavona não se acumula no organismo.
 
Na sua avaliação, quais os principais benefícios do gérmen de soja na menopausa? 

O principal benefício da soja além da proteção das mamas é a qualidade de vida que oferece para as mulheres que, como eu, não podem fazer outra Terapia de Reposição Hormonal.
 
Como tem evoluído sua experiência clínica com o gérmen de soja?

Atualmente tenho muitas pacientes na menopausa que usam a soja como suplemento nutricional e conseguem também comer soja e outras sementes, como a linhaça que é rica em ômega-3, várias vezes na semana e elas não precisam usar nenhum outro medicamento.
 
Você acabou de publicar mais um livro escrito há quatro mãos com a chef carioca Flavia Quaresma, o Saboreando Mudanças. Que dicas vocês dão, em especial às mulheres de como se alimentar bem sem abrir mão do prazer?

O livro Saboreando Mudanças foi um desafio para a Flávia Quaresma. Ela teve de transformar soja num alimento saboroso. 
"Às vezes eu pensava que ela iria desistir mas as receitas são incríveis e têm o toque requintado que só os grandes chefs conseguem. O livro também dá dicas de como manter o peso, de como melhorar a libido, de alimentos funcionais, de tudo que podemos fazer para melhorar a nossa saúde com a alimentação.
 
Como você avalia hoje a reposição hormonal sintética versus a natural?

Tenho anos de experiência com Terapia de Reposição Hormonal natural. Neste período escrevi os livros Menopausa Natural e o Saboreando Mudanças, sempre falando do meu trabalho com a TRH natural. Como sou nutróloga e, não ginecologista, não posso comparar uma reposição com a outra. Posso, sim, afirmar que as que fizeram a opção pela terapia natural usando cápsulas de gérmen de soja, não querem saber dos sintéticos. Todas se sentem seguras e felizes com a escolha que fizeram. Os hormônios naturais têm pouco efeito no tecido mamário e são uma alternativa segura para quem tem desconforto nas mamas com a TRH feita com hormônios sintéticos. O mais importante é a mulher saber que a escolha é dela e só ela pode avaliar se um medicamento está fazendo bem ao corpo.

Compartilhar:

Drª Jane Corona

Drª Jane Corona

Médica Nutróloga.