d

Gérmen de soja impede formação de radicais livres.

 

.......A medicina ortomolecular, especialidade que busca alternativas menos agressivas e mais naturais para prevenir ou curar doenças, tem a soja como importante aliado no combate aos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento humano e pelas doenças dege-nerativas. Segundo o médico e pesquisador em medicina ortomolecular, doutor Tsutomu Higashi - pós-graduado no Japão , Estados Unidos e Brasil – vários experimentos científicos e clínicos demonstram que a isoflavona presente no gérmen de soja é uma meio eficaz. “Quando o nível de estrógeno diminui nos estágios pré e pós-menopausa, a presença de isoflavona ocupa papel importante, atuando como hormônio no nível de receptor celular, produzindo estrógenos capazes de bloquear a produção de células cancerígenas”.

.......Para Dr. Higashi, a isoflavona atua na redução do índice de osteoporose, inibe doenças cardiovasculares. “A literatura médica comprova o poder antiinflamatório, antioxidante, antico-lesterol e anticancerígeno da isoflavona”.

.......A medicina ortomolecular* tem como objetivo fundamental equilibrar as moléculas do nosso organismo, porque de seu desequilíbrio originam-se as doenças humanas. O termo orto é de origem grega e significa corrigir, ordenar..Assim, a medicina ortomolecular desenvolve um tratamento que visa equilibrar as moléculas, com o objetivo de ordená-las. Radicais livres são átomos ou moléculas que perderam um elétron, portanto tornam-se extremamente reativos e instáveis. Várias circunstâncias levam ao aumento dos radicais livres: estresse da vida diária, alimentos contaminados por agrotóxicos, metais pesados e outros agentes químicos, como compostos orgânicos voláteis provindos do petróleo e de agentes químicos oriundos de cigarros, além de nutrição inadequada, toxinas bacterianas, fúngicas, viróticas e do próprio envelhecimento do ser humano, associado ao mecanismo conhecido como isquemia e reperfusão.

 

Saúde e base nutricional: trigo ou soja?

 

.......Para o médico ortomolecular, a principal discussão entre hábitos alimentares que contrapõem as civilizações orientais e ocidentais, está no fato de uma ter a base nutricional na soja e a outra no trigo. “Grande parte da cultura ocidental utiliza como fonte de proteínas as de origem animal, que são ricas em ácidos araquidônicos, que dão origem às moléculas inflamatórias e cancerígenas”, diz doutor Higashi. O levantamento epidemiológico demonstra que a civilização que utilizou a soja (na maioria japoneses e chineses) apresenta significativamente menos incidência de câncer de mama.

.......Ele recomenda o consumo do gérmen de soja e não somente da isoflavona, que ao ser isolada do resto do gérmen, passa por um forte processo químico que atrapalha a absorção no organismo. Além da isoflavona, o gérmen de soja contém cálcio, ferro, sódio, vitamina E, lecitina, fibras, proteínas e outras propriedades naturais.

.......O Isosoy é o único produto 100% natural à base de gérmen de soja não transgênico, sem adição de solventes ou substâncias químicas, produzido pela Herborisa num exclusivo "Programa de Identidade Preservada". É um sistema que avalia a qualidade da soja desde o plantio, desenvolvimento e acompanhamento da lavoura à colheita: armazenamento, beneficiamento, industrialização (separação e moagem do gérmen), até a chegada do produto às prateleiras. Todas as etapas do processo são documentadas e as amostras são analisadas nos E.U.A para garantir que o produto não é GMO (geneticamente modificado) e depois guardadas. O Isosoy tem baixo teor calórico, índice colesterol zero e não engorda. Não provoca efeitos colaterais, é absorvido de forma natural pelo intestino e tem grande aceitação por médicos, nutrólogos, nutricionistas e consumidores.

.......Outro aspecto relevante da discussão do trigo ou soja, é que dentro do glúten do trigo tem uma molécula chamada gliadina, que na maioria das pessoas atua como antígeno nas células da mucosa intestinal, provocando um tipo de síndrome chamada de “intestino vazado”, que permite a invasão de toxinas intestinais para a circulação. ..............Pesquisas recentes tem demonstrado também que a maioria das doenças degenerativocerebrais, como Alzheimer e Parkinson, apresenta anticorpos antigliadina, demonstrando que o gatilho de muitas enfermidades humanas têm alguma relação com o uso excessivo do trigo, o qual contém alto teor de gliadina.

.......Entre as principais vantagens do uso de proteína de origem vegetal na alimentação, o médico conta que a carne vermelha tem o ácido araquidônico em sua composição, que é o produtor das moléculas prostaglandinas (PG2), que são nocivas à economia global do organismo humano porque aumentam as moléculas inflamatórias, as agregações plaquetárias, a coagulação sanguínea e os efeitos trombóticos, aumentando também a broncoconstrição. ............................Recentemente, foi descoberto que a isoflavona associada ao selênio e à vitamina E, ajuda na prevenção do câncer de próstata, inibindo uma enzima chamada 5-alfaredutase, que transforma a testosterona em diidrotestosterona. E tanto no homen quanto na mulher, inibe uma enzima chamada tirosina quinase, que diminui as moléculas inflamatórias, evitando o aumento de moléculas mediadoras de inflamações e de doenças inflamatórias crônicas.

.......O gérmen de soja é fornecido pela Gama S/A, empresa que há mais de uma década exporta "soja especial para alimentos" Tem com clientes, grandes indústrias alimentícias da Europa, Ásia, Caribe e outros países. É uma empresa brasileira reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos.

....

.......*medicina ortomolecular: este conceito foi divulgado pelo cientista norte-americano ganhador duas vezes do Prêmio Nobel (de Química, em 1954, e da Paz, em 1963) na década de 1960, doutor Linus Pauling. Como Pauling tinha um grande conhecimento no campo da química, demonstrou que a causa causorum da maioria das enfermidades humanas tem como base a oxidação das moléculas celulares.

 

Galeria de Comunicações imprensa@galeriadecomunicacoes.com.br
11-3832-6691/3645-2489/9431-6273
Para mais informações, por favor, contatem:
Luciana Juhas, jornalista responsável pelo IsoSoy.
juhas@galeriadecomunicacoes.com.br

 

Clique para volta para página de Noticías